Campeonato Candango de Futebol Americano 2016 – FBFA candango logo - Relacionado Full view

Campeonato Candango de Futebol Americano 2016 – FBFA

A 3ª edição do Campeonato Candango de Futebol Americano começa em março e contará com 6 equipes, o maior número de participantes até então. A competição é organizada pela Federação Brasiliense de Futebol Americano (FBFA), que nos próximos 2 anos será presidida por Rodolfo Oliveira, que começou neste ano o seu mandato.

A grande novidade do Candangão de F.A. 2016 é a filiação do Tubarões do Cerrado, primeira equipe de Brasília e atualmente único representante do Distrito Federal no Torneio Touchdown. Outra mudança para esta temporada é a participação dos goianos do Goiânia Rednecks. Em 2015, o representante goiano do Candango era o Goiânia Tigres, que no segundo semestre incorporou seu elenco justamente ao Rednecks. Os demais times que jogaram ano passado continuam: o atual campeão, Leões de Judá; Brasília V8; Brasília Alligators e Brasília Templários. Todos do Distrito Federal.

candango

FORMATO DE DISPUTA

Isso é outra coisa que mudou em relação a 2015, ao invés de divisão dos times por grupos, neste ano todos os times se enfrentarão em turno único. Ou seja, 5 jogos para cada equipe na temporada regular. Os dois primeiros colocados farão a final em junho. Simples.

CALENDÁRIO DE JOGOS

Locais e horários não foram inclusos, pois são dados que geralmente só são confirmados nas semanas que precedem os jogos. Essas são as datas previstas pela FBFA, mas estão sujeitas a alteração:

agenda de jogos candango

TRANSMISSÃO DOS JOGOS

Na temporada 2015, a All Sports TV transmitiu ao vivo pela internet os jogos do Campeonato Candango e a expectativa é que a parceria continue para este ano. A FBFA fez um bom trabalho no que diz respeito à divulgação e disponibilização de conteúdo em vídeo para imprensa e fãs do esporte em geral.


EXPECTATIVAS

Sem dúvidas o Tubarões do Cerrado já chega como principal candidato ao título . Afinal de contas, é um dos remanescentes do Torneio Touchdown (que tem um bom nível técnico) e o time mais experiente da competição regional. Os Leões de Judá fizeram uma boa temporada em 2015, conquistando o título candango numa briga acirrada contra o Tigres e também chegaram nas semifinais da Liga Nacional (CBFA). Os atuais campeões terão muitas dificuldades para conquistarem o bicampeonato, mas ninguém disse que seria fácil, não é mesmo? Além do forte TdC, o Goiânia Rednecks também parece ter potencial para fazer com que pela terceira vez, um goiano chegue até a final do campeonato da FBFA. Nas duas ocasiões anteriores, com o Goiânia Tigres (Vila Nova Tigres em 2014), o representante de Goiás ficou com o vice campeonato.

O primeiro campeão brasiliense, em 2014, foi o Brasília V8, que era segunda força do Distrito Federal ao lado do TdC, mas vem caindo de rendimento nas últimas temporadas (associado com a evolução dos adversário também). Na fase de grupos, em 2015, o V8 foi superado pelo Brasília Alligators, que posteriormente veio a ser eliminado pelo Leões de Judá na semifinal. Na Liga Nacional (CBFA), o V8 melhorou e foi superior ao Alligators, mas ficou de fora dos playoffs (vaga conquistada pelo Leões de Judá). E um dos menos experientes, Brasília Templários, terá a chance de mostrar evolução e quem sabe conseguir alguns resultados positivos nesta temporada.

Escrito por Eduardo Willy

O 11 Jardas foi meu projeto de TCC, sou bacharelado em Comunicação Social - Rádio e TV. Acompanho futebol americano desde o Super Bowl XLII (Giants x Patriots), o qual dormi no último e decisivo lance da partida. Sofro pelo Dallas Cowboys e aceito jerseys de times do FABR como presente, tamanho P. VLW FLW!