Campeonato Gaúcho de Futebol Americano 2016 começa em fevereiro tabela CLASSIFICACAO gaúcho 2016 - Relacionado Full view

Campeonato Gaúcho de Futebol Americano 2016 começa em fevereiro

A oitava edição do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano já tem data para começar: 20 de fevereiro, em Santa Maria, com os Soldiers recebendo o Drones de Ijuí. Essa será a quinta edição do Gauchão de F.A. disputada no formato “todo equipado” (fullpads), ou seja,utilizando todos os equipamentos de proteção como na NFL, por exemplo.

Organizado pela Federação Gaúcha de Futebol Americano – FGFA (constituída em 2014), o Gauchão de F.A. 2016 contará com 3 integrantes a mais em relação a edição anterior. Este ano, serão 10 times brigando pelo título. As equipes foram divididas em 2 conferências distintas (Leste e Oeste), cada equipe fará 4 jogos (com adversários da mesma conferência) na temporada regular. Confira como ficou a divisão das equipes:

tabela CLASSIFICACAO gaúcho 2016

PÓS TEMPORADA

Segundo o regulamento da competição, após a temporada regular os dois primeiros colocados da CLASSIFICAÇÃO GERAL se garantirão na SEMIFINAL. Enquanto no WILDCARD, o 3º colocado enfrentará o 6º e o 4º colocado jogará contra o 5º. As partidas serão em turno único e com mando do time com a melhor campanha. Na SEMIFINAL, o 1º colocado da classificação geral enfrentará o time vencedor do wildcard com a pior campanha na temporada regular.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

O regulamento do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano – FGFA indica os seguintes critérios de desempate para a classificação geral:

1º Maior número de vitórias
2º Maior número de empates
3º Maior saldo de pontos
4º Maior número de pontos marcados
5º Sorteio

W.O.

Uma vitória por W.O. equivale a um placar de 14 x 0.

OS TIMES

BENTO GONÇALVES SNAKES – Equipe fundada em 2014. Um dos caçulas do Gaúchão de F.A., será a primeira competição oficial do BS Snakes.

BULLS F.A. – De Porto Alegre, criado em 2010, oriundo do Porto Alegre Predadores (2007). Vice-campeão em 2011, ainda na era sem equipamentos (no pads). O Bulls F.A., também já foi “Porto Alegre Bulls” e “São José Bulls” quando, em 2014, fez parceria com o Esporte Clube São José, o “Zequinha“, time de futebol (soccer). A equipe também participou do Torneio Touchdown, nas edições de 2012, 2013 e 2014, mas sem nenhum playoffs ou campanha de destaque.

BULLDOGS F.A. – Equipe da região de Venâncio Aires/Santa Cruz do Sul. Antigo Santa Cruz Bulldogs, encerrado em 2007. Como “Bulldogs F.A.”  está em atividade desde 2015. Os “Dawgs” também disputarão sua primeira competição oficial.

IJUÍ DRONES – Equipe fundada em 2012. Foi vice-campeã do Campeonato Gaúcho de 2013. Não participou da edição de 2014 do estadual, mas disputou a 2ª Copa Sul de Futebol Americano, campeonato interestadual do Sul, promovida pela Federação Catarinense de Futebol Americano – FCFA. Em 2015, voltou a disputar o Gaúchão e seguiu na 3ª edição da Copa Sul de F.A., foram eliminados no wildcard.

JUVENTUDE F.A. – De Caxias do Sul, fundado em 2014, oriundo do Gladiators. O time tem parceria com o Juventude Esporte Clube, equipe de futebol (soccer). Essa será a segunda edição do estadual que o Juventude participará. O time de Caxias do Sul é, inclusive, o atual campeão gaúcho. Desde 2014, disputa o Torneio Touchdown, fazendo campanhas bem distintas em suas duas participações: na primeira (2014), o time fechou a temporada regular com 0-7, ou seja, sem nenhuma vitória. Já em 2015, o Juventude F.A. fez uma campanha de 3-4, com chances de classificação para os playoffs até a última rodada, mostrando uma clara evolução. Forte candidato ao título estadual, que seria o bicampeonato.

PORTO ALEGRE PUMPKINS – Fundada em 2004. Campeão gaúcho em 2008 e 2010 (sem equipamentos – no pads), 2012 e 2014 (fullpads). Vice-campeão estadual na temporada passada (2015). Os Pumpkins participaram da Liga Brasileira de Futebol Americano em 2010 e 2011; Campeonato Brasileiro de Futebol Americano em 2012, 2014 (Liga Nacional) e 2015 (Liga Nacional). Um bom candidato para brigar pelo título.

RESTINGA REDSKULLS – Time de Porto Alegre, fundado em 2012. Venceram o 1º Torneio Farroupilha de Futebol Americano No Pads em 2014. Em 2015, já no futebol americano equipado, disputaram somente a 3ª Copa Sul da FCFA, ficando na 8ª colocação dentre as 9 equipes participantes.

SÃO LEOPOLDO MUSTANGS – Fundado em 2012. Está fazendo a migração do no pads para o F.A. equipado e esta será a 2ª edição que o time participa do Gauchão.

SANTA CRUZ CHACAIS – Fundado em 2007. Vice-campeão gaúcho (no pad) em 2008 e 2010. Vice-campeão estadual (fullpad) em 2014. Os Chacais participaram da Liga Brasileira de Futebol Americano em 2011 e do Campeonato Brasileiro de F.A. em 2012. Em 2015, foram campeões da 3º Copa Sul de Futebol Americano – FCFA. Outra boa aposta para a briga do título gaúcho nesta temporada.

SANTA MARIA SOLDIERS – Fundado em 2009. Campeão Gaúcho em 2011 (no pad) e em 2013 (full pad). Vice-campeão estadual em 2012 (fullpad). Os Soldiers participaram do Campeonato Brasileiro de F.A. em 2012, 2013, 2014 (Liga Nacional) e 2015 (Liga Nacional).

AGENDA DE JOGOS

Segue a agenda de jogos, sem horários e locais das partidas, porque são coisas que geralmente são definidas durante a competição. Essas são as datas e os confrontos conforme previsto pela FGFA, mas claro, podem sofrer alteração no decorrer do campeonato:

tabela de jogos - gaucho 2016

PITACOS DO WILLÃO

Bom, se o Juventude conseguiu manter seus principais jogadores da temporada passada, principalmente o time que fez boa campanha no Torneio Touchdown VII (apesar de passar para os playoffs), acredito que é sim o favorito a conquistar (mais uma vez) o título estadual. Porém, não é tão favorito quanto era na edição 2015, por exemplo. Deposito uma fé no Santa Cruz Chacais, campeão da 3ª Copa Sul em dezembro. Acho que os Chacais têm potencial para jogarem de igual e até superarem o Juventude. E claro, fiquem de olho no mito Diego “Chihuahua”, kicker e punter da equipe de Santa Cruz do Sul, fez uma grande temporada em 2015. Correndo por fora, mas ainda na briga, coloco Pumpkins e Santa Maria Soldiers, nessa ordem. Na minha opinião, a semifinal será formada por: Juventude (1º) x Santa Maria Soldiers (4º na classificação geral, vencedor no wildcard) e Santa Cruz Chacais (2º) x POA Pumpkins (3º na classificação geral, vencedor no wildcard). Ainda arrisco um Ijuí Drones no wildcard… E o Restinga brigando com os novatos. Será que teremos algumas boas surpresas aí? Veremos em breve!

AGRADECIMENTOS:
– FGFA
– Henrique Riffel
– Bulldogs F.A.

Escrito por Eduardo Willy

O 11 Jardas foi meu projeto de TCC, sou bacharelado em Comunicação Social - Rádio e TV. Acompanho futebol americano desde o Super Bowl XLII (Giants x Patriots), o qual dormi no último e decisivo lance da partida. Sofro pelo Dallas Cowboys e aceito jerseys de times do FABR como presente, tamanho P. VLW FLW!