Campeonato Mato-Grossense de Futebol Americano 2016 está definido Arsenal x Hawks (2015) - Foto: Bruno Antunes Full view

Campeonato Mato-Grossense de Futebol Americano 2016 está definido

O Campeonato Mato-grossense de futebol americano é organizado pelas próprias equipes participantes e em 2016 será sua 2ª edição. Os mesmos 5 times que participaram em 2015, brigarão pelo título estadual neste ano: Cuiabá Arsenal; Rondonópolis Hawks, Sinop Coyotes, Sorriso Hornets e Tangará Taurus. Em 2015, o Arsenal conquistou o título, sendo os Coyotes os vice-campeões e o Sorriso Hornets ficando na 3ª colocação.

Mas diferente da 1ª edição, em que os times foram divididos em dois grupos, dessa vez todas as equipes se enfrentarão no formato de liga:

classificação mato-grossenswe

Portanto cada equipe fará 4 partidas na temporada regular.

PÓS TEMPORADA

Ao término da temporada regular, em que todos os time se enfrentaram em turno único, os dois primeiros colocados fazem a final do estadual, enquanto o terceiro e o quarto disputam a 3ª colocação.

AGENDA DE JOGOS

Locais e horários não foram inclusos, pois são dados que geralmente só são confirmados nas semanas que precedem os jogos. Essas são as datas previstas para os jogos, que acontecerão de abril a junho, mas estão sujeitas a alteração:

tabela de jogos - mato-grossense

OS TIMES

CUIABÁ ARSENAL – Fundado em 2006, o Arsenal é bi-campeão brasileiro (2010 e 2012) pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA). O time é sem dúvidas o mais forte do estado e figura entre as melhores equipes do Brasil. Franco favorito a conquistar o título estadual novamente. Mandante da final da Superliga Centro Sul de F.A. 2015, o Arsenal realizou a partida contra o Coritiba Crocodiles na Arena Pantanal, atingindo um público pagante de cerca de 14 mil pessoas, recorde de público para o futebol americano praticado no Brasil.

SINOP COYOTES – Fundado em 2008, os Coyotes têm se mostrado a segunda força do F.A. no Mato Grosso. A equipe foi vice-campeã do Pantanal Bowl 2014 e do 1º Campeonato Mato-grossense de F.A. Na Liga Nacional 2014 (CBFA), os Coyotes foram campeões da Conferência Centro-Oeste e terminaram a competição na 4ª colocação. Na Liga Nacional 2015, fizeram a segunda melhor campanha em sua divisão, mas não conseguiram avançar para os playoffs.

SORRISO HORNETS – Fundado em 2013, ficou na 3ª colocação do 1º Campeonato Mato-grossense de F.A. (2015), após derrotar os Hawks. Participou da Liga Nacional 2015 (CBFA), fazendo uma campanha fraca com 4 derrotas e nenhuma vitória em sua divisão.

RONDONÓPOLIS HAWKS – Fundado em 2012, foi o 4º colocado da edição passada do estadual, após ser derrota pelo Sorriso Hornets. Os Hawks não possuem experiência em campeonatos maiores, como o Campeonato Brasileiro da CBFA, por exemplo.

TANGARÁ TAURUS – Fundado em 2010, a equipe de Tangará da Serra vem batalhando pelo seu espaço, mas ainda não atingiu nenhum resultado expressivo regionalmente. O Taurus também não tem experiência com competição maiores.

Escrito por Eduardo Willy

O 11 Jardas foi meu projeto de TCC, sou bacharelado em Comunicação Social - Rádio e TV. Acompanho futebol americano desde o Super Bowl XLII (Giants x Patriots), o qual dormi no último e decisivo lance da partida. Sofro pelo Dallas Cowboys e aceito jerseys de times do FABR como presente, tamanho P. VLW FLW!