Campeonato Mineiro de Futebol Americano 2016 começa em março divulgação campeonato mineiro - Relacionado Full view

Campeonato Mineiro de Futebol Americano 2016 começa em março

A 3ª edição do Campeonato Mineiro de Futebol Americano começa em março e tem final previsto para maio. A última vez que Minas Gerais teve um campeonato estadual foi em 2012. Antes disso, a primeira edição, ainda como half pads (sem todas as proteções), aconteceu em 2009. O Minas Locomotiva venceu as duas edições.

O Campeonato Mineiro de F.A. 2016 contará com 6 times participantes, edição com mais participantes, que serão divididos em dois grupos:

mineir_tabela

Na temporada regular, cada time fará 2 jogos no total enfrentando somente seus adversários dentro do grupo. Avançam para as semifinais os 2 melhores de cada grupo. Os confrontos da semi serão entre o 1º colocado do Grupo A x 2º Colocado do Grupo B; e o 1º Colocado do Grupo B x 2º Colocado do Grupo A. Os dois vencedores farão a final.

Campeonato mineiro

ATUALIZAÇÃO [11/03 – 22h12]: GET Eagles x Minas Locomotivas foi adiado para dia 20/03 e o jogo será realizado no Estádio Independência.

EXPECTATIVAS

Tem 3 equipes que eu já apostaria nas semifinais só pela experiência: Minas Locomotiva, único representante mineiro no Torneio Touchdown; Uberlândia Lobos; e Pouso Alegre Gladiadores. Completando os 4 semifinalistas, eu coloco o GET Eagles, time novo, mas que vem mostrando uma boa organização, estrutura e bons resultados em campo. As equipes do Timóteo Titans e Uberaba Zebus, por estarem estreando em competições, estou deixando-as de fora da briga pelo título. Mas é só um palpite pessoal, claro que as equipes podem surpreender.

E a briga pelo título será muito boa. Não vejo nenhum time, dos meus quatro favoritos, muito acima dos outros. Há sim, times em melhores momentos. O Minas Locomotiva não fez uma boa campanha na Torneio Touchdown VII (2015), foi o último colocado de sua conferência com 6 derrotas e 1 vitória, mas deve ser levado em consideração que o TTD é uma competição de bom nível técnico. Os Lobos fizeram uma boa campanha na IV Super Copa São Paulo – FEFASP, no primeiro semestre de 2015, sendo eliminado nas quartas de final, com uma campanha geral de 5 vitórias e 2 derrotas (as duas para o Campo Grande Gravediggers, uma na temporada regular e outra nas quartas). Os Gladiadores também disputaram a IV Super Copa São Paulo, mas foram eliminados antes dos Lobos, perderam no wildcard, fechando a competição com 3 vitórias e 3 derrotas. No segundo semestre, a equipe de Pouso Alegre fez uma campanha fraca na 3ª Taça 9 de Julho – FEFASP, penúltimo lugar em sua conferência com uma campanha de 4 derrotas e 1 vitória. E os Eagles recentemente venceram a II Copa América de Futebol Americano, que foi realizada no México. Foi a primeira competição do time, que nos dá a expectativa de um futuro promissor.

Escrito por Eduardo Willy

O 11 Jardas foi meu projeto de TCC, sou bacharelado em Comunicação Social - Rádio e TV. Acompanho futebol americano desde o Super Bowl XLII (Giants x Patriots), o qual dormi no último e decisivo lance da partida. Sofro pelo Dallas Cowboys e aceito jerseys de times do FABR como presente, tamanho P. VLW FLW!

  • Pingback: Introdução à temporada de Futebol Americano no Brasil (parte 1/3) - 11 Jardas()

  • Gustavo Horta

    Eu apostaria no Timóteo Titans, não é só porque é um time novo no campeonato que devemos subestima-lo, até mesmo porque conta com grandes nomes que jogaram no Ipatinga Tigres. Também apostaria no Timóteo Titans pois no amistoso contra o Get Eagles ficou de 24×6 para os Titans, portanto nunca podemos subestimar um suposto “novato”, mas que vem por ai destruindo tudo.

  • Sandro Sampaio

    De fato o Eagles é o caçula da turma, mas já é o time mineiro que conseguiu o título mais importante do Estado: a Copa América 2016!