Com 32 equipes, Campeonato Paulista de Flag 8×8 2016 da APFA promete alto nível de competitividade apfa 2016 – logo - Relacionado Full view

Com 32 equipes, Campeonato Paulista de Flag 8×8 2016 da APFA promete alto nível de competitividade

Provavelmente o Campeonato Paulista de Flag Football 8×8 2016, organizado pela Associação Pró-Futebol Americano (APFA), será a maior competição do FABR nesta temporada. Com o inédito número de 32 participantes, a competição terá início na segunda semana de março e término previsto para a segunda semana de dezembro.

A competição, que acontece desde 2011, continuará com a tradicional divisão dos times em duas conferências: Metropolis e Caipira. Como os nomes já sugerem, a Conferência Metropolis conta com os times da capital, região metropolitana e alguns “agregados”. Enquanto na Conferência Caipira estão apenas times do interior de São Paulo.

Assim como na NFL, serão 16 times em cada conferência e cada conferência terá 4 divisões: Norte, Sul, Leste, Oeste.

Vamos ver como os times foram distribuídos na Conferência Metropolis:

apfa - metropolis

O atual campeão do Metropolis Bowl (final de conferência) é o Mogi Desbravadores, de Mogi Das Cruzes, que em 2015 fez sua temporada de estreia em competições. Itapecerica Greens, Jundiaí Flag Football, Werewolves Football, Cruzeiro Guardians e Marginals Football são os estreantes dessa temporada na Conferência Metropolis.

E as divisões da Conferência Caipira ficaram assim:

apfa - caipira

O atual campeão do Caipira Bowl (final de conferência) é o Avaré Scorpions, de Avaré, que também foi o Campeão Paulista de Flag 2015 – APFA, ao derrotar o Mogi Desbravadores no Sampa Bowl (final do Paulista). E aqui temos alguns estreantes também: Barretos Bulls; Jardel Hunters; Atibaia SuperChargers; Santa Bárbara Westerns; Americana Weavers e Monte Mor Calangos.

TEMPORADA REGULAR

Cada equipe fará 6 jogos na temporada regular, sendo 3 jogos contra adversários da mesma divisão; 2 jogos contra adversários de outra divisão (mas da mesma conferência); e 1 jogo contra um adversário de outra conferência. Confira a agenda de jogos:

APFA - AGENDA 03

PÓS-TEMPORADA

Avançarão para a pós-temporada 8 equipes de cada conferência, ou seja, 16 no total. Serão todos os campeões de divisões, que totalizará a metade das equipes classificadas (8). E as outras 8 vagas (4 para cada conferência) ficarão com os times de melhor campanha, independente da divisão. Para simplificar, ou não, você pode imaginar uma classificação geral para cada conferência, sem divisões, e assim, passariam os 8 primeiros colocados. Confira a agenda dos playoffs:

APFA - AGENDA 04

WILD CARD 1 e 2

Aqui as coisas diferem da NFL, a APFA optou por fazer dois wild cards para deixar a parada mais disputada. Lembrando que na pós-temporada os times só se enfrentam dentro da mesma divisão. O 1º Wild Card (WC1) acontece entre o #5 x #8 e o #6 x #7. No 2º wild card (WC2), o #3 joga contra o vencedor do WC1 que teve o menor seed; enquanto o #4 enfrenta o vencedor do WC1 com maior seed.

SEMIFINAL E FINAL DE CONFERÊNCIA

Vocês devem ter percebido que o #1 e o #2 da temporada regular já se classificam direto para a semifinal. O #1 jogará contra o vencedor do WC2 com menor seed e o #2 jogará com vencedor do WC2 com maior seed. Aí amigos, não tem mais segredo, os dois vencedores fazem a final de conferência: Metropolis Bowl, para os times da Conferência Metropolis; e Caipira Bowl, para os times da Conferência Interior.

SAMPA BOWL (FINAL)

E a grande final do Campeonato Paulista de Flag 8×8 – APFA é chamada de Sampa Bowl. É o jogo entre o campeão do Metropolis Bowl contra o campeão do Caipira Bowl. Neste ano, o Sampa Bowl será na capital, no SESC Interlagos (zona sul).

Escrito por Eduardo Willy

O 11 Jardas foi meu projeto de TCC, sou bacharelado em Comunicação Social - Rádio e TV. Acompanho futebol americano desde o Super Bowl XLII (Giants x Patriots), o qual dormi no último e decisivo lance da partida. Sofro pelo Dallas Cowboys e aceito jerseys de times do FABR como presente, tamanho P. VLW FLW!

  • Eber Barros

    Parabéns pela Matéria, pessoal! Ficou sensacional, muito bem explicada e rica em detalhes!

    A APFA só tem a agradecer :)