Introdução à temporada do FABR: Flag Football, Beach Football, No Pads (parte 3/3)

Nesta última parte da “Introdução à temporada do Futebol Americano praticado no Brasil“, vamos falar sobre as modalidades que são derivadas do futebol americano.

Se você não leu a Parte 1, que explica como é o calendário do FABR e destaca as principais competições estaduais e interestaduais, clique aqui.

Se você não leu a Parte 2, que aborda os principais campeonatos do Brasil, os inter-regionais, clique aqui.

OUTRAS MODALIDADES

Além do futebol americano todo equipado, também é praticado no Brasil o flag football  (5×5 e 8×8); também o futebol americano de areia (beach football) e futebol americano sem equipamentos (no pads).

FLAG FOOTBALL

Antes de mais nada, melhor primeiro entender a prática do esporte:

  • 5X5

No tradicional 5×5, a principal competição brasileira é o CIRCUITO NACIONAL DE FLAG FOOTBALL 5X5 – CBFA. A competição é como um campeonato brasileiro da modalidade e abrange tanto o masculino quanto o feminino. Durante o ano acontecem etapas regionais que possibilitam a participação de times de todas as regiões do Brasil. Essas etapas são eliminatórias, a quantidade desses regionais depende do número de times participantes por região. E lá pro final do ano, restarão 12 times (6 no masculino e 6 no feminino) que disputarão a SUPERFINAL DO CIRCUITO NACIONAL DE FLAG FOOTBALL 5X5. Na final, as 6 equipes (de cada modalidade) se enfrentam no formato liga e os dois melhores (no masculino e no feminino) fazem a final.

Atual campeão (feminino): Fluminense Guerreiras (RJ)

Atual campeão (masculino): Cuiabá Arsenal (MT)

Além das etapas regionais que acontecem pelo Brasil (válidas pelo Circuito Nacional), o estado de São Paulo (onde a prática do flag é bem relevante) também possui um campeonato estadual. O Campeonato Paulista de Flag 5×5 é organizado pela Federação de Futebol Americano de São Paulo (FEFASP). Em 2016, no feminino a competição irá para a sua 3ª edição; enquanto para o masculino é esperada a 1ª edição do Campeonato Paulista 5×5. A temporada 2015 do Paulista Feminino foi de maio a dezembro.

Atual campeão paulista (feminino): São Paulo Storm

  • 8X8

No 8×8, só temos conhecimento da prática de competições no estado de São Paulo. E são logo duas… Ambas apenas para o masculino… E as duas se chamam “Campeonato Paulista“… Pois é! Existe o Campeonato Paulista de Flag 8×8, que é organizado pela Associação Pro-Futebol Americano (APFA), que já existe há alguns bons anos, sempre com um bom número de participantes e marcado pela sua divisão em duas conferências: Metropolis Bowl e Caipira Bowl. O atual campeão paulista da APFA é o Avaré Scorpions. A temporada 2015 durou de abril a dezembro. [SAIBA + DO CAMPEONATO PAULISTA DE FLAG 8X8 – APFA 2016]

E também temos o Campeonato Paulista de Flag 8×8 da FEFASP, indo para a sua 3ª edição. Melhorando a cada edição, mas ainda bem atrás da APFA no quesito organização. O atual campeão paulista da FEFASP é o São Roque Fighters. A temporada 2015 foi de maio a dezembro.

CAMPEONATO MUNDIAL DE FLAG FOOTBALL – INTERNATIONAL FEDERATION OF AMERICAN FOOTBALL (IFAF)

Em 2016, devemos ter mais uma edição da IFAF Flag Football World Championship. A Seleção Brasileira feminina de Flag tentará sua 3ª participação [saiba mais sobre a participação do Brasil em edições passadas, clicando aqui]. Comenta-se, pois a IFAF ainda não confirmou oficialmente, que a competição ocorrerá em Bahamas neste ano. A CBFA está realizando training camps com a seleção brasileira, visando a preparação e definição das 12 atletas que serão de fato convocadas para o possível mundial.

FUTEBOL AMERICANO NA AREIA (BEACH FOOTBALL)

O berço da prática do futebol americano no Brasil é o football praticado nas praias do Rio de Janeiro, onde acontece o principal campeonato da modalidade: o Carioca Bowl, realizado desde 2000. Atualmente organizado pela Federação de Futebol Americano do Rio de Janeiro (FeFARJ), a 16ª edição terá início em abril e término previsto para julho, mas participantes e tabelas ainda não foram divulgados. Uma curiosidade é que muitos atletas que são companheiros de time nas equipes fullpads do Rio (Vasco, Flamengo, Botafogo), na areia, em outros times, acabam se tornando adversários e vice-versa, adversários na grama viram companheiros de time na areia. Atual campeão: Falcões. Temporada 2015 foi de março a agosto.

FUTEBOL AMERICANO SEM EQUIPAMENTOS (NO PADS)

Também no Rio de Janeiro, acontece o maior campeonato No Pads do Brasil: a Liga Fluminense de Futebol Americano (LiFFA). Organizada de forma independente da FeFARJ, a LiFFA também planeja fazer um campeonato de full pads, além do no pads. O atual campeão da LiFFA é o Macaé Oilers. Em 2015, a LiFFA aconteceu de junho a dezembro.

Eduardo Willy

O 11 Jardas foi meu projeto de TCC, sou bacharelado em Comunicação Social - Rádio e TV. Acompanho futebol americano desde o Super Bowl XLII (Giants x Patriots), o qual dormi no último e decisivo lance da partida. Sofro pelo Dallas Cowboys e aceito jerseys de times do FABR como presente, tamanho P. VLW FLW!

Website: http://11jardas.com

3 Comentários

  1. Pingback: Introdução à temporada de Futebol Americano no Brasil (parte 1/3) - 11 Jardas

  2. Pingback: Introdução à temporada do FABR: CBFA, TTD e TEZ (parte 2/3) - 11 Jardas

  3. Lucas Ronco

    Pode adicionar a LUFA no Flag 8×8. 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *