LINEFA cria a Liga Nordeste, divisão de acesso para Superliga Nordeste Representantes LINEFA – Foto: Assessoria de Comunicação da Superliga Nordeste - Relacionado Full view

LINEFA cria a Liga Nordeste, divisão de acesso para Superliga Nordeste

Em Assembleia Geral da Liga Nordestina de Futebol Americano (LINEFA), realizada em 21 de novembro de 2015, em Recife – PE, a entidade definiu a criação da “Liga Nordeste“, uma divisão de acesso para a Superliga Nordeste de Futebol Americano, uma das principais competições de futebol americano do Brasil.

Entre os participantes pré-inscritos na nova competição, estão 4 novos times: Arcoverde Templários, Caruaru Wolves, Olinda Sharks e Recife Horses. Todos os quatro de Pernambuco. Além dos pernambucanos, Roma Gladiadores (CE), Natal Scorpions (RN), Tropa Campina (PB) e Maceió Marechais (AL) também são aguardados na Liga Nordeste de Futebol Americano 2016.

Com a criação da divisão de acesso, não haverá rebaixamento para os dois times que tiveram os piores desempenhos na Superliga Nordeste 2015. Portanto, América Bulls (RN) se manterá na competição de elite nesta temporada. O outro time que teria sido rebaixado pelo desempenho do ano passado seria o Sergipe Bravos (SE), que após o fim da temporada anunciou o fim de suas atividades e uma fusão com Aracaju Imortais, nascendo assim o Sergipe Redentores. Os Redentores ocuparão a vaga deixada pelo Bravos na Superliga Nordeste 2016.

Quem acompanha a Superliga Nordeste sabe que já existia uma separação entre “elite” e “acesso”. A diferença é que essa divisão acontecia tudo dentro da mesma competição (Superliga Nordeste), dividida em duas fases. Apenas os dois melhores colocados da 1ª fase avançavam para a 2ª, a qual entravam os 6 melhores classificados da Superliga Nordeste da edição anterior, totalizando 8 times disputando a 2ª fase da Superliga Nordeste. Desses 8, os 2 últimos eram rebaixados para a 1ª fase no ano seguinte.

Vale reforçar que o campeão da Superliga Nordeste é também um dos finalistas do Brasil Bowl, disputa do título nacional da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA). O Brasil Bowl coloca frente a frente o campeão nordestino contra o campeão da Superliga Centro Sul. Na temporada 2015, o João Pessoa Espectros, da Paraíba, derrotou o Coritiba Crocodiles, do Paraná, e ficou com o título nacional.

Voltando à Assembleia Geral da Linefa, nela também foi realizada a votação da nova diretoria para 2016:

Presidente: Júlio Adeodato, do Recife Mariners.
Vice-presidente: Renato Lobo, do Maceió Marechais.
Secretário: Thiago Silva, do Vitória F.A.
Diretor Esportivo: Armando Gomes, do UFERSA Petroleiros.
Diretor Financeiro: André Rocha, do UFERSA Petroleiros.

Sucesso à nova diretoria da LINEFA, entidade que há anos realiza um trabalho muito bom, fortalecendo o cenário do futebol americano praticado no Brasil e servindo de exemplo para tantas outras federações e entidades.

Informações: Isabela Prado/Assessoria de Comunicação da Superliga Nordeste.

Escrito por Eduardo Willy

O 11 Jardas foi meu projeto de TCC, sou bacharelado em Comunicação Social - Rádio e TV. Acompanho futebol americano desde o Super Bowl XLII (Giants x Patriots), o qual dormi no último e decisivo lance da partida. Sofro pelo Dallas Cowboys e aceito jerseys de times do FABR como presente, tamanho P. VLW FLW!