O amor pelo futebol americano – Luciano Santos Love-Football-american - Relacionado Full view

O amor pelo futebol americano – Luciano Santos

No meu primeiro texto não poderia deixar de falar sobre o meu amor por esse esporte.

Algumas pessoas que ainda não conhecem o Futebol Americano podem pensar que é apenas mais uma modinha que chega às terras tupiniquins, mas o fato é que, O FUTEBOL AMERICANO é o esporte coletivo que mais cresce no Brasil.

Isso porque não passa em TV aberta (com exceção do canal ESPORTE INTERATIVO, para quem tem parabólica), porque eu sou fruto das transmissões da TV bandeirantes em 1993, trazido por Luciano do Valle, onde ele disse:

“É fantástico esse esporte. No dia que o brasileiro conhecer um pouquinho das regras, como se obtém o ponto, enfim, o mínimo, vai ser uma loucura”.

Foi pra mim amor à primeira vista, um esporte de 11 jogadores como o nosso futebol, jogado com as mãos, onde o objetivo é a conquista de territórios (jardas). O que tem demais isso? A estratégia, a intensidade, a força que cada jogada exige. Ganhar 10 jardas (9,144cm)para continuar atacando.

Atacando esse é um contraste entre o nosso futebol (Soccer) e o futebol americano (Football). Time de ataque, time de defesa e time de especialista.

Confuso???

Só no inicio porque o esporte é tão estratégico que necessita que tenham times específicos para cada situação de jogos. Numa geração acostumada com a tecnologia e games isso não é nenhuma novidade e acredito que isso também seja um dos motivos do crescimento do esporte.

Na teoria é isso, mas na pratica hoje no Brasil tem mais um acréscimo.

O futebol americano chegou para ficar no país. Times em todas as cidades do país. Estão sendo criados campeonatos, ligas regionais e nacionais. Hoje qualquer pessoa pode procurar nas redondezas times para poder jogar.

Esse que vos escreve é um deles. A minha experiência quando fiquei sabendo que o futebol americano estava sendo jogando no país foi de inscrever-me para ser árbitro. Até fiz a inscrição, mas não pude ir à seletiva em São Paulo. Passado alguns meses, para a minha surpresa, pesquisando na internet, encontrei um time de futebol americano na minha região. O Jundiaí Ocelots que estava com inscrição abertas para seletiva de novos jogadores. Será que poderia eu? Um mero mortal jogar futebol americano? Não acredito!!! Participei da seletiva e passei, fiquei treinando por um mês no time e passei. Estou disputando a III COPA SÃO PAULO pela FEFASP. Às vezes parece sonho, mas é real.

O foco deste texto é mostrar á todos que caso você tenha vontade de conhecer e praticar o esporte, não perca essa oportunidade, porém cuidado!!! Esse esporte é viciante é muito bom para a saúde física e mental do corpo.

Nos outros texto estarei falando especificamente da NFL e sobre a temporada 2014/15 e sempre comentado as críticas e elogios para os leitores do 11 Jardas.

Luciano Santos
Luciano Santos

*Este é um texto colaborativo, o qual representa a opinião do autor e não a opinião do 11jardas.com e seus editores* Quer ser um colaborador do 11 Jardas? Então cadastre-se em www.11jardas.com/PARTICIPE*

Escrito por Luciano José Dos Santos

Sou Formado em Administração. Acompanho o futebol americano desde os anos 90, quando acompanhei o esporte na TV Bandeirantes. Sou jogador do Ocelots (Wide Receiver) e acompanho a temporada da NFL. Que venha logo setembro porque off season é dificil.