O milagre de Tony Romo – por Carlos Oliveira Giants Cowboys Football - Foto: D. Smith/Dallas Cowboys Full view

O milagre de Tony Romo – por Carlos Oliveira

Se existe um cara injustiçado na NFL, esse cara se chama Antonio Ramiro Romo. Ele é um dos melhores quarterbacks, mas devido a diversos fatores ele ainda não convenceu grande parte dos fãs. Mas não é raro conseguir grandes feitos como o do Sunday Night Football passado, no duelo diante do New York Giants.

Quando o relógio marcava 1m27s para o fim do jogo e os Giants venciam por 26 a 20, Dallas precisava andar 72 jardas para virar o jogo e, o pior, sem nenhum tempo para pedir. Muita gente decretou: Tony Romo não vai conseguir.

Ledo engano. Com passes firmes, muita confiança, Romo jogou como gente grande, mostrou a qualidade que tem e garantiu a vitória dos Cowboys.

Muitos astros do esporte em geral passam ou passaram por isso. São muito bons, algumas vezes até a cima da média, mas acabam pagando um preço caro pelo fato de “nunca ganharem nada”.

Mas esse “ganhar nada” é muito relativo, principalmente em uma liga como a NFL. Nela apenas um será coroado, um grande campeão por temporada, diferente de outros esportes em que o atleta tem muitas chances de levantar o caneco, a NFL só tem uma.

Tudo bem, tecnicamente são três chances de ser campeão, se considerarmos os títulos de divisão e conferência, além do Super Bowl, claro.

Mas todos nós sabemos que o SB é o que vale, vencer divisão, conferência, quase nunca é considerado um grande feito. E talvez Tony Romo seja vitima disso.

Analisando os números de Romo você percebe que ele não é um “QB porcaria”, pelo contrário, são muito decentes, mas suas atuações abaixo do esperado em pós-temporada criou essa áurea de dúvida sobre ele. Mas não podemos nos apegar apenas a isso para decretar: TONY ROMO NÃO É UM BOM QUARTERBACK.

Photo by James D. Smith/Dallas Cowboys
Photo by James D. Smith/Dallas Cowboys

 

Vejam os números e feitos dele:

Recordes e honras

Recordes na NFL

Carreira

  • #2 maior Rating de carreira: 97.6;

Recordes no Dallas Cowboys

Carreira

  • Jogos com 300 ou mais jardas: 45 (recorde anterior de Troy Aikman com 13);

Temporada

  • Jogos com 300 ou mais jardas: 9 (2012)
  • Touchdowns aéreos: 36 (2007); recorde anterior de Danny White com 29;
  • Jardas aéreas: 4 903 (2012); único quarterback do Cowboys a lançar para 4 mil ou mais jardas numa temporada (2007 e 2009);
  • Passes completados: 405 (2012); o recorde anterior também pertencia a Romo com 335;
  • Primeiro jogador da franquia a ter uma média de 300 jardas por jogo em uma temporada (306,4 em 2012);

Jogo

  • Em 23 de novembro de 2006, Romo lançou 5 TDs em um jogo, um recorde compartilhado com Troy Aikman.

Honras e prêmios

  • 3× All-OVC (2000–2002);
  • 3× OVC Player of the Year (2000–2002);
  • 3× All-American (2000–2002);
  • Prêmio Walter Payton (2002);

Feitos bem consideráveis não?

Em resumo, as críticas contra ele são quase sempre injustas.

Quem sabe essa temporada não seja da redenção de Antonio Ramiro. Aguardemos.

  • Este é um texto colaborativo, o qual representa a opinião do autor e não a opinião do 11jardas.com ou de seus editores. Quer ser um autor colaborador do 11 Jardas? Então cadastre-se em 11jardas.com/PARTICIPE

Escrito por Carlos Oliveira

Colinense, sou apaixonado por esporte e adoro escrever. Já fui radialista e jornalista esportivo. Sempre me interessei por futebol americano, mas foi em 2010 entrei de vez no mundo do FA, quando comecei a acompanhar os jogos e estudar o esporte, não sou um expert, mas a cada procuro me informar e aprender mais sobre FA. Sou torcedor dos Patriots.